Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Interpretação de texto

Com base no texto das páginas: 160 e 161 respondam:
1. De que modo Taunay resolve o problema da linguagem regional em Inocência?

2. De acordo com a visão de Pereira expressa no texto responda:
a) O que representam as moças em uma família?

b) Que significado tem para um pai o casamento de sua filha?

3. Em certo momento do texto, o narrador interfere na narração para expressar seu ponto de vista a respeito das idéias de Pereira.
a) Identifique o parágrafo em que isso ocorre.

b) Qual é o julgamento do narrador a respeito da opinião expressa por Pereira? Que conseqüências ele menciona como decorrentes dela?

4. Com base no penúltimo parágrafo responda:
a) Existem diferenças entres as idéias de Cirino e as de Pereira? Comente.

b) Identifique no texto uma frase por meio da qual se percebe que Cirino, apesar de discordar, aceita as regras daquela sociedade.

5. A liberdade de escolha é algo importante na vida de todos nós. Observando o texto lido, podemos concluir que Inocência não tem esse direito com relação ao amor. Em 10 linhas responda: É concebível ainda hoje a falta de escolha para o casamento? Por quê? Até onde os pais podem ser úteis nesta escolha?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividade de literatura

FAÇA UM RESUMO SOBRE O ROMANTISMO,
PG.124,125, 159 e 160.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividade- ProduçãoTextual

Texto Narrativo

Os períodos abaixo pertencem a Mário Quintana e estão desordenados. Coloque-os em ordem reescrevendo-o para que tenhamos o texto narrativo na integra.

•Cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho.
•Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou
•Não, não e não! Volta para o seio da tua família. E viva eu cá na terra sempre triste!..."
•Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então, ficaram inseparáveis.
•Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho!
•Dito isso, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água.
•Como era tocante vê-los no "17"! O homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando do peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial...
•E a água fez redemoinho, que foi depois serenando, serenando... Até que o peixinho morreu afogado...
•Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado.
•"Não, não me assiste o direito de te guardar comigo.
•Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelo café.
•Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira?
•E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho:


Texto dissertativo


Você vai colocar em ordem um texto dissertativo.As frases estão desordenadas.Reescreva-o em ordem. Divida-o em três parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão.

•Por essa razão, devemos valorizar a fauna e a flora.
•A natureza faz parte da vida e dela precisamos.
•O homem tem pouco dado conta da destruição.
•O meio-ambiente, por esse descaso, tem sofrido degradação
•Que ele tem causado ao mundo onde vive.
•Essa destruição traz a extinção dos animais como consequência.
•Percebe-se, portanto, que o homem deve se conscientizar da realidade do mesmo.
•E com isso lutar em favor da vida antes que seja tarde.