Produção Textual - ENEM

Produção Textual - ENEM

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A importância de saber escrever bem!!!

Ao longo de minha atividade como professor de redação, tenho encontrado muitos estudantes que se queixam: Como é difícil escrever bem! Será que um dia vou conseguir dominar a língua portuguesa?

O problema, na verdade, começa no fato de que ainda se confunde a língua escrita com a língua falada. Como aprendemos a falar naturalmene, sem regras nem nada, apenas repetindo o que ouvimos, muita gente pensa que para escrever bem, basta escrever como se fala. Aí é que está o engano.

Para falar, usamos o corpo todo, mexemos as mãos e a cabeça, modulamos a voz, enfim, usamos vários recursos que estão ausentes na língua escrita. Por isso, uma coisa é falar com alguém que está à nossa frente e que, com um simples gesto ou olhar, nos informa que está entendendo tudo; outra coisa muito diferente é escrever. Como garantir que as idéias estão claras? Como fazer que outra pessoa entenda bem o que queremos expressar? Para redigir um bom texto, é preciso estudar, aprender certos conceitos, ampliar o vocabulário e praticar bastante. Não é o fim do mundo, mas exige dedicação, esforço e concentração. Com preguiça e má vontade ninguém aprende nada, nem português nem coisa alguma.

E por que é importante saber bem a nossa língua? Porque vivemos numa sociedade letrada que exige o domínio da língua escrita. Se alguém quiser investir numa carreira profissional, deve desenvolver essa capacidade. Sim, pois todos podem aprender a escrever bem, isso não é questão de sorte ou talento. Não se trata de aprender a ser poeta ou escritor, não estamos falando de literatura, que exige outras qualidades de quem escreve. Estamos falando de alguém que queira se expressar de modo claro, que queira redigir um relatório de trabalho, uma correspondência comercial, um trabalho para a faculdade, uma redação para o vestibular. Para esses casos, é claro que é possível aprender, em pouco tempo, as técnicas básicas para escrever bem. Depois, é praticar bastante e ler com atenção para ver como outras pessoas elaboram seus textos.

Saber bem o português, falar de modo claro, sem afetação, e escrever de forma fluente, sem cometer erros grosseiros de ortografia ou concordância, não é uma tarefa para superdotados. Basta ter força de vontade para estudar e praticar. E essa competência enriquece muito o currículo profissional, pois o modo como alguém se expressa é uma espécie de cartão de visitas, podendo causar boa ou má impressão logo à primeira vista.

Num mundo como o nosso, em que a comunicação é fundamental, saber escrever bem a própria língua é um requisito indispensável para o sucesso profissional. Foi-se o tempo em que estudar português era apenas uma tarefa escolar.

Douglas Tufano é professor de português, literatura e história da arte. Tem vários livros publicados pela Editora Moderna, para o ensino fundamental e médio, tais como Moderno dicionário escolar, Gramática fundamental, A história de Jesus através da arte, Debret. A carta de Pero Vaz de Caminha, entre outros.

quarta-feira, 12 de maio de 2010